FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FBERGS)
"FORMANDO VENCEDORES NO ESPORTE E NA VIDA."

segunda-feira, 28 de março de 2011

BOXE: OS SEGREDOS DA MEIA DISTÂNCIA

Nas lutas em pé, Boxe olímpico, boxe profissional, e etc, a tendência normal é darem-se socos na meia distância, onde geralmente ocorrem os desfechos. Mas saber atacar e defender-se com técnica e eficiência, sustentando e definindo a luta, com os punhos, na meia distancia é uma das grandes facetas do boxe, e consiste em lutar a uma distancia relativa, evitando-se tanto, encurtar, quanto, sair da distância de contato, onde os braços podem até atingir sua máxima extensão, na soltura dos golpes.


Por características físicas e atributos mentais dos boxeadores, é que se definem os estilos de boxear. Estilo é a abordagem estratégica de ataque e defesa predominantemente usada pelo boxeador. São vários os estilos, os quais são devidamente detalhados nos cursos presênciais promovidos por este autor. É importante salientar aqui, que, a maioria dos estilos de boxear são de meia distância.


A postura e os procedimentos técnicos na meia distãncia, basicamente, são os seguintes, dentro de uma guarda devidamente fechada, o tronco deve estar posicionado, de modo a não dar o ângulo aos golpes do adversário e pocibilitando esquivas justas, favorecendo a soltura de golpes, em todos os pontos de contato  regulamentares do corpo dele. O boxeador de meia distãncia procura manter-se nesta distância, deslocando-se de forma, velocidade e em direção prudente, utilizando-se especialmente de passos ao lado, peões e esquivas. Sempre que necessário,  indo para os flancos do adversário, trocando a linha de combate e buscando ir para as costas dele.


Quem deseja ser altamente competitivo no Boxe, deve também, dominar os fundamentos técnicos de ataque e defesa na meia distância.



É na meia distancia que os golpes obtêm máxima eficácia, devido á possibilidade de máximo percurso dos punhos e rotação dos ombros. Temos aí a distância ideal para a troca de golpes, pois possibilita a contínua colocação de golpes, e sendo onde o boxeador, para sustentar e definir o combate, a seu favor, deve, também, ter o devido curtimento físico para absorver algum impacto eventual, e poder colocar os seus golpes com máxima precisão e eficiência.


O especialista no jogo de meia distância deve saber impor sua distância e ritmo de combate, para construir e consolidar vantagem técnica.


Posso citar alguns dos maiores nomes da história do boxe internacional, que mesmo com estilos diferentes, sendo pela técnica, ou sendo pela “potência nos golpes”, ou pelos dois atributos, atingiram a glória no esporte, definindo suas lutas na meia distancia. Internacionalmente, temos atualmente Manny Pacquião, e tivemos o maior boxeador de todos os tempos, “Pound for Pound”, peso por peso, o mestre Sugar Ray Robinson, técnico pegador, nas três distâncias. Cito também, outros famosos especialistas na meia distancia, como o nosso glorioso Eder Jofre, também, Joe fraizer, Gorge Foreman, Duran “Manos de Piedra”, Marvin Regler, Thomas Hearn, Sam Langford, Henry Armstrong, Joe Louis, Tony Zale, Archie Moore, Carlos Monzón, Alxis Aguello, Terry Norris, Erik Morales, Lennox Lewis, Wladimir Klitschko, Marco Antonio Barrera, Oscar de La Hoya, entre outros.


(Este conteúdo e seus exercícios práticos, são  detalhados, em tópico específico na palestra: "Os Segredos do Boxe" apresentada pelo Autor)

                                                                                                       Walconi Lucas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário