FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FBERGS)
"FORMANDO VENCEDORES NO ESPORTE E NA VIDA."

segunda-feira, 28 de março de 2011

A Ciência da Longa Distância no Boxe - Walconi - FBERGS

Os boxeadores que procuram manter a longa distância, entre si e seu adversário, para protegerem-se, e dali atacar com extrema velocidade, socos longos, muitos jabs e diretos, para gradualmente, irem minando os adversários, são os estilistas, ou “out-fighters”, ou também chamados “de estilo clássico”. Devido a esta dependência dos golpes menos contundentes, os estilistas tendem a ganhar por pontos e não por nocaute, apesar de alguns especialistas neste estilo terem notável registro de  nocautes. Por isto, considero este estilo de boxear o mais adequado ao Boxe olímpico, cuja regra atual, também, privilegia a pontuação. Os estudiosos cubanos  já perceberam isto, e neste sistema especializam seus boxeadores,                                                                                                                                                      que, á décadas acumulam glórias na modalidade. Este é um daqueles fundamentos superiores a que me refiro no artigo




Lutar na longa distância favorece aos boxeadores ágeis, de biótipo esquio e estatura alta para a sua categoria.

Os boxeadores estilistas esmeram-se em não receber golpes, e são freqüentemente considerados como os melhores estrategistas de boxe, devido à sua capacidade de controlar o ritmo da luta e dominar seu adversário, metodicamente, com habilidade e sutileza até o final do combate. Eles caracterizam-se por extrema velocidade nas mãos, ótimo reflexo e excelente footwork.



A Importância do "foot-work"



A qualidade da técnica de um lutador depende do seu jogo de pernas, já que ele não pode usar suas mãos de forma eficiente até que seus pés o tenham colocado na posição desejada. Jogo de pernas mais do que caminhar, é saber deslocar-se com velocidade. Se um homem for lento com os pés, será lento com os socos. A mobilidade e a velocidade do jogo de pernas precedem a velocidade dos socos. A mobilidade com velocidade é definitivamente fundamental no Boxe, onde o combate é uma questão de movimentação, é uma operação para encontrar o alvo ou evitar ser o alvo. No Boxe deve-se encontrar a firmeza em movimento, o que é real, fácil e ativo, com a flexibilidade e a agilidade do jogo de pernas.

Durante o treino, o "sparring" se mantém em constante movimento para fazer com que seu adversário calcule mal sua distância, enquanto ele se mantém consciente da própria. Na verdade, a medida, a velocidade e o número de passos para a frente e para trás é regulado de acordo com os do adversário. Um bom lutador sempre sustenta uma posição que, enquanto o mantém fora do alcance, possibilita que esteja perto suficiente para imediatamente aproveitar uma abertura.

Assim, a uma distância normal, pode impedir que seu adversário o ataque com seu fino senso de distância e Timing. Como resultado, o adversário é, então, forçado a diminuir a distância, a chegar cada vez mais perto, até que esteja perto demais.

A mobilidade também é de vital importância na defesa, já que um alvo em movimento é definitivamente mais difícil de ser acertado. O jogo de pernas pode e irá superar qualquer soco. Quanto mais o lutador for adepto do jogo de pernas, menos uso fará dos braços para evitar socos por meio do uso habilidoso e preciso dos passos e deslizes, pode escapar de qualquer ataque, preservando ambas as suas armas, assim como seu equilibrio e sua energia, para os contragolpes.

Além disso, por estar sempre se movimentando, o lutador pode iniciar um movimento com maior rápidez do que se estivesse imóvel. Não é recomendado, portanto, ficar muito tempo no mesmo lugar, ou mover-se lentamente. Desloque-se com passos curtos, variando a velocidade para alterar a distãncia entre você e seu adversário. Varie tambem o comprimento do seu passo para confundir ainda mais o adversário. O jogo de pernas no Boxe deve sempre tender à simplificação, com um mínimo de movimentos. Deve objetivar a posição onde você esteja seguro e seu adversário não.

Acima de tudo o jogo de pernas deve ser tranquilo e relaxado. Os pés devem ser mantidos a uma distância confortável, de acordo com cada pessoa, sem nenhuma tensão ou dificuldade.

"Um Boxer deve ser capaz de ir para qualquer direção em uma fração de segundo."

A movimentação é uma forma de defesa, ilusão, garantia da distância apropriada para o ataque e a concervação da energia. Contolará a distância quem se mover mais rápido.

"A essência da luta é a arte da movimentação"


O jogo de pernas permite que você tenha a habilidade de fazer que os adversários, conhecidos por ter a "mão pesada", se cansem em suas vãs tentativas de socos. Ele também acrescenta energia ao soco, também pode fazer com que o adversário venha de encontro aos seus golpes.

O estágio mais avançado do jogo de pernas é a coordenação dos socos em movimento. Sem o jogo de pernas, o lutador é como uma peça de artilharia que não pode ser movida.



"O valor de socos rápidos e fortes depende principalmente de estarem em uma base bem equilibrada que se mova com rapidez."



No Boxe Internacional, os mais famosos estilistas são: Muhammad Ali, Gene Tuney, Ezzard Charles, Wille Pep, Medrick Taylor, Larry Holmes, David Haye, Nonito Donaire, Sugar Ray Leonard, Pernell Whitaquer, Floyd Mayweather e Roy Jones Jr.


(Este conteúdo e seus exercícios práticos, são  detalhados, em tópico específico na palestra: "Os Segredos do Boxe" apresentada pelo Autor)


Walconi Lucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário