FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FBERGS)
"FORMANDO VENCEDORES NO ESPORTE E NA VIDA."

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Pilares da Estratégia no Boxe - Walconi - FBERGS

Independente do estilo do boxeador, a estratégia de combate é  fundamental para a sua vitória. Em cada combate de um boxeador, a estratégia ideal é aquela que permite-lhe minimizar suas   deficiências e maximizar suas virtudes, habilitando-lhe a dominar e, de acordo com as oportunidades, vencer, por pontos ou por nocaute, cada adversário, com o mínimo de risco, com o mínimo de desgaste, no menor tempo possível.


Para conseguir-se aplicar com eficiência uma estratégia vencedora, antes precisa-se construir e aprofundar conhecimento, sobre si próprio (possibilidades e limitações), sobre os fundamentos técnicos e táticos do Boxe, sobre as regras da competição, sobre os tipos de  adversários, sobre as circunstâncias de combate e sobre a dinâmica que envolve todos estes elementos.


O objetivo supremo da estratégia de combate deve ser de acabar com a motivação do adversário.

 "Todo o boxeador tem um plano até ser atingido", fique esperto, um dos grandes diferenciais do boxeador estratégico e campeão é saber proterger-se o tempo todo, mesmo quando estiver atacando. 

Nunca deixe de pensar: Concentre-se em si e no adversário, analizando-o (perceba sua velocidade, seus pontos fortes, seus defeitos, e etc ). Busque adaptar-se ao adversário e ás circunstâncias. Supere-se e supere-o. Preveja os movimentos dele e  antecipe-se. Surpreenda-o, domine-o e vença-o.

O boxeador inteligente sabe fazer o adversário gastar energia e movimentar-se, através de iscas, fazendo-o mostrar seus pontos fortes e fracos, afastando-o do seu objetivo principal.

O boxeador esperto joga nas fraquezas do adversário e evita a sua força.

A experiência de combate é caminho obrigatório para aprender-se a manter o alto desempenho no ataque e na defesa com o mínimo de desgaste, mesmo sob pressão máxima.

Conhecer as regras da competição é fundamental para o boxeador, pois ele pode usá-las a seu favor, para implementar e manter uma tática vencedora até defenir a luta.

Todo o boxeador deve buscar usar abordagens táticas e Contra Táticas eficazes.
Segredo, manobras, preparação, engodo, surpresa, ataques diretos, ataques indiretos são fundamentos estratégicos que fazem parte de uma abordagem tática vencedora.

O boxeador deve usar ataques diretos para combater e indiretos para vencer.
Normalmente, no combate, deve ser evitado mostrar ao adversário o que realmente se quer: confunda-o. Eventualmente, por necessidade estratégica, você pode até mostrar "o que quer", mas o adversário, não pode saber “onde”, “quando ou “como”, você vai conseguir.


As Táticas e Contra Táticas:


As abordagens táticas básicas que todo o boxeador deve dominar, para implementar decisões defensivas, ofensivas ou contra ofensivas, são:
1 - Longa Distancia (depende da velocidade de ataque);
2 - Média Distância ( depende da velocidade de reação);
3 - Curta Distancia (depende da velocidade de reação de ataque e defesa).


Sempre que fizermos nosso plano táctico não podemos nunca esquecer de termos uma tática de surpresa, ou seja, uma tática contra as ameaças, que tão somente será válida, se puder inverter aspectos relevantes de jogo a nosso favor.


Para anular a tática dos adversários, é importante que os nossos boxeadores tenham um alto domínio tático e sejam versáteis, para mudar suavemente de um nível tático para outro, dependendo do desenvolvimento da contenda.

Os Fatores Fundamentais para a Vitória de um Boxeador:

1) Nível de talento (habilidades "naturais" físicas e mentais,...);
2) Experiência de combate;
3) Nível de preparo [Habilidades Naturais (HN) + Habilidades Desenvolvidas (HD) ] físico;
4) Nível de preparo (HN + HD) técnico / tático;
5) Nível de preparo (HN + HD) psicológico ( determinação, controle emocional,...);
6) Eficiência do Comando Estratégico (Competência Estratégica do Treinador);
7) Circunstâncias Externas (condições do ringue, clima, arbitragem, público...).

Portanto, o vencedor na batalha das táticas, é aquele que domina suas táticas e contra-táticas, efetivando os seus ataques, e anulando as defesas e ataques do adversário, impedindo-o de dar respostas, ou de se recuperar a tempo hábil.

(Este conteúdo e os exercícios práticos, estão  detalhados, em tópico específico na palestra: "Os Segredos do Boxe" apresentada pelo Autor)

Walconi Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário