FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FBERGS)
"FORMANDO VENCEDORES NO ESPORTE E NA VIDA."

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quem Somos




           
 
Walconi Lucas - Presidência FBERGS

O sr. Walconi Lucas, é antes de tudo um atleta e um competidor nato. Também, é um abnegado "Empreendedor Social”. Graduou-se, com muito esforço, em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (CRA: RP 20656), aos 41 anos. Seu lema preferido: "Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã." É Treinador de Boxe (CREF: 3466T) formado, registrado e credenciado nacionalmente pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOXE(CBBOXE). Uma vida dedicada ao esporte: ( http://walconi.blogspot.com.br/p/perfil-esportivo-walconi-lucas_22.html) .


Em 1990 o presidente da FRGP, na época, Carlos Alberto Portolan, precisava de gente para árbitragem e então convidou Walconi para fazer o curso e atuar como árbitro. A partir daí, além de treinar e competir passou também a colaborar na arbitragem em eventos da FRGP. Trabalhou voluntariamente em muitos eventos entre 1990 e 1994. Ainda em 1990, foi um dos juízes no 45º Campeonato Sul Brasileiro (no Ginásio da Brigada Militar).
Como boxeador, foi Campeão Estadual de Boxe olímpico (no ginásio Municipal de São Leopoldo), na categoria peso pesado em julho de 1993, onde se qualificou para disputar o 48º Campeonato Brasileiro Amador, sagrando-se Vice-Campeão Brasileiro da categoria Peso Pesado, no mesmo ano, aos 33 anos de idade, veja no site da Confederação Brasileira de Boxe: www. cbboxe.com.br). Vídeo do Presidente Walconi Lucas lutando no CB/93: 

http://www.youtube.com/watch?v=B0ewFTUi0Rs

"TÃO IMPORTANTE QUANTO FORMAR CAMPEÕES PARA AS COMPETIÇÕES É FORMAR BONS CIDADÃOS PARA A SOCIEDADE ATRAVÉS DO ESPORTE."

Em 1994, já com seis anos como Boxeador, também, fez o curso de treinador de Boxe, ministrado pelo treinador cubano Romilio Vich. A partir daí não competiu mais, mas continuou sempre treinando e aprofundando seus estudos sobre a "Nobre Arte", e então passou, também, a dar aulas de boxe, voluntariamente em projetos pessoais, buscando oportunizar o esporte às crianças e jóvens que vieram de família humilde, como ele. Em abril de 2002, participou do I curso técnico/prático de Boxe Amador e Profissional, na CIA. Athletica, em São Paulo, cujos instrutores foram, Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Sidnei Dal Rovere, entre outros. Em fevereiro de 2007 participou com destaque do III Curso Nacional de Boxe Avançado da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE). Cursos estes, considerado pelos especialistas, como os melhores cursos de Boxe do país, além de serem reconhecidos, internacionalmente, pela excelência da qualidade de seus instrutores. O Prof. Walconi, pelas circunstâncias, focou seu esforço no Boxe Socioeducativo, pois uma única criança que se retire das ruas, que livremos das drogas, já é também uma grande vitória. 

A FÓRMULA DO SUCESSO!

(EM COMPETIÇÕES)

OPORTUNIDADES (INFRAESTRUTURA E SUSTENTABILIDADE PARA ATLETA E TREINADOR) + COMPETÊNCIA DOS TREINADORES + TALENTO E ENGAJAMENTO DOS ATLETAS + COMPETIÇÕES "SÉRIAS" E FREQUENTES= RESULTADOS RELEVANTES.


Obviamente, que com o mínimo de condições já se obtêm bons resultados no âmbito social, más para se obter resultados positivos importantes, em competições, especialmente a nível nacional, temos de enfrentar um contexto bastante desfavorável. Além de precisarmos superar, aqui no RS, a questão do pequeno número de praticantes (na Bahia, por exemplo, têm bem mais adeptos), temos de proporcionar uma infraestrutura de treinamento diário aos atletas, e ter recursos financeiros e estruturais de suporte, para, também, superar o problema da falta de oportunidade de competições (aqui os desafios ocorriam, no máximo, uma vez por mês), investindo e garantindo possibilidades competitivas, semanais ou quinzenais, aos atletas, realizando seus próprios torneios locais e/ ou levando-os a outras localidades ou Estados, como São Paulo, por exemplo. Nesse Estado temos durante todo o ano, os principais e mais tradicionais campeonatos do país, com rodadas habituais. Uma outra dificuldade é a possibilidade de falta de seriedade nos eventos: quando o organizador (entidade) do evento não simpatiza com determinados treinadores, constrangendo, prejudicando e até inviabilizando suas possibilidades de sucesso ou de destaque nas competições. Para evitar isto, temos de ter múltiplos clubes e entidades organizadoras de torneios. É, em nossa concepção, o sistema que realmente amplia as oportunidades de acesso, espaço de trabalho, participação, renovação e ganho de experiência, para todos os envolvidos nos segmentos da modalidade, além de ser uma maneira de evitar o vício de atitudes, ampliando as possibilidades de acesso, visão concernente (de conhecimento) e espaço, renovação, unificação de parcerias, inclusive, democratizando e concretizando as representações estaduais, enfim novos conceitos, novos resultados. Tudo culminando com uma "Seletiva Estadual"(com arbitragem neutra), entre todas as entidades, para definir "realmente" os melhores e legítimos representantes do Estado, definidos por méritos próprios e não por monopólio ou proteção.
A verdade, é que a grande maioria dos treinadores de boxe, são pessoas de baixa renda, que nem conseguem se sustentar do boxe, quanto mais investir no esporte. Há exceções de dois ou três, treinadores que têm renda ou patrocínio, que tiveram e tem condições de investir no esporte e até conseguiram, ou conseguem algum resultado importante. Portanto, o destaque no boxe competitivo não é simplesmente uma questão de "COMPETÊNCIA", más principalmente de "OPORTUNIDADE". Tendo este pré-requisito, mais o conhecimento técnico-tático, atletas talentosos e engajados, e competições sérias e constantes, já dá para buscar resultados importantes dentro do ringue.
Mesmo assim, captando e lapidando talentos nos seus projetos sociais, o treinador Walconi conseguiu resultados positivos relativamente importantes no âmbito competitivo, como por exemplo, o atleta destaque em 2003, e atualmente, também, é treinador de Boxe, registrado na FRGP e na FBERGS, Gustavo Silveira da Silva, assim como também, o Vice-campeão Estadual Destaques 2006, na categoria peso pesado, Luis F. R., que, atualmente, também, é treinador de Boxe.


A TRANSFORMAÇÃO PELO TRABALHO, EMPENHO, RESPEITO, GARRA, DEDICAÇÃO E INTEGRAÇÃO! 
Enfrentando e superando as dificuldades, acreditando e visando ampliar espaço de trabalho com fundamento e alicerce, oportunidades e mais adeptos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento, de seus "irmãos de luta", especialmente os de baixa renda, os que mais precisam de uma entidade que lhes dê o máximo de apoio, valorização, capacitação e oportunidades; como para os atletas, treinadores e aficionados pelo esporte, fortalecendo e estruturando a modalidade como um todo, é que o Prof. Walconi Lucas fundou a FBERGS (Federação de Boxe do Estado do Rio Grande do Sul), entidade a qual preside, com sucesso desde 2007, e que em apenas três anos de existência, já aumentava a quantidade e a qualidade dos eventos de Boxe no Estado. 
Graças a união de esforços com alguns colaboradores, mesmo os que deram uma colaboração temporária e condicional foram importantes para possibilitar estes avanços. O Presidente Walconi Lucas, agradece a todos, mas especialmente, aos que continuam permanentemente ao seu lado, mesmo nas dificuldades.

O Presidente Walconi Lucas, tem imensa dedicação ao Boxe, e mesmo com pouco, ou nenhum apoio, fez e faz o seu legado no esporte atuando de dirigente esportivo a web master, atleta, árbitro, treinador e etc. Como treinador de boxe, por exemplo, atuou no Centro de Formação e Treinamento da Guarda Municipal (CFTGM) de Porto Alegre - Boxe Educacional (Projeto "Dois caminhos, uma escolha"), Boxe "Fitness" e "Boxe para Defesa Pessoal" (BDP). Também no projeto social “Escola Aberta” da SMED, nas Escolas Municipais Grande Oriente, Wenceslau Fontoura, João Satte e Chico Mendes, etc.


Em 2010, a FBERGS já iniciava realizando cinco importantes projetos os "TRÊS NOVOS SITES NA WEB", o "CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE BOXE OLÍMPICO E PROFISSIONAL", e o Projeto Social "IRMÃOS PELA GLÓRIA". Estamos também, trabalhando para consolidar a sustentabilidade de nossa entidade, e assim termos melhores condições de buscar resultados relevantes dentro e fora dos ringues, dentro e fora do Estado.
BOA SORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário