FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FBERGS)
"FORMANDO VENCEDORES NO ESPORTE E NA VIDA."

domingo, 23 de maio de 2010

AS TÉCNICAS DO BOXE APLICADAS AO MMA

A tendência de misturar as artes marciais é uma realidade, que tem servido para mostrar a importância de cada uma das diversas modalidades. Este processo de encontro de diferentes técnicas de luta evoluiu bastante, tanto na técnica, quanto na regra. A evolução técnica tem consistido no aperfeiçoamento dos lutadores em diferentes dimenções, tornando-os mais completos para combater em qualquer posição de pé, ou no chão. A evolução da regra esta, inicialmente na própria adoção destas. Depois, no estabelecimento do limite de tempo, seguindo com a execração de golpes com risco letal, e na eliminação de golpes excessivamente contundentes ou cortantes, chegando ao critério de que quando um dos lutadores estiver passivo e indefeso, encerra-se o combate. O intuito de toda esta evolução foi preservar cada vez mais a integridade física dos atletas. Tudo isto humanizou o esporte, e ele deixou de ser e chamar-se Vale Tudo, para ser e chamar-se MMA. Hoje em dia já existe até o MMA Amador, com mais regras e equipamentos de proteção. Conceito de MMA: O "mixed martial arts" é a mistura de artes marciais que incluem tanto golpes e técnicas de luta em pé, quanto no chão. As artes marciais misturadas podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam se derrotar. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes com punhos, cotovelos, chutes, joelhadas, quedas, projeções, travamentos, imobilizações e alavancas.



                                 ADAPTANDO AS TÉCNICAS DE BOXE PARA O MMA

Como tudo em termos de luta começa em pé, e como a forma mais rápida de definir um combate é o nocaute, com os punhos, o BOXE mostra-se preponderante na luta em pé do MMA, isto é, no MMA, monopolizando as ações e as atenções, geralmente, dando um desfecho fulminante e surpreendente aos combates.


                                                               

As competências do BOXE são absolutamente indispensáveis para quem deseja competir no MMA. Você simplesmente não pode entrar no ringue ou gaiola, se não estiver com o BOXE em dia. Deve buscar um treinador de BOXE que saiba integrar o seu jogo de BOXE com o conjunto de outras técnicas utilizadas, especialmente, defesas de pegadas, imobilizações, quedas,  chutes, joelhadas e cutuveladas . Os fundamentos técnico-táticos do BOXE são muito cobiçados por todos os lutadores que querem desenvolver “em curto prazo” o domínio de ringue ou de octógono, o controle de distância em relação ao adversário, a capacidade de defender-se e trocar golpes em pé, e principalmente o poder do "nocaute". Estes atributos são, inclusive, os mais admirados pelo público dos grandes eventos de luta, no Japão, Estados Unidos e etc. Quanto à definição das técnicas e táticas de BOXE aplicadas no gerenciamento de combate, dependem, primeiramente, do perfil do lutador, e depois, do perfil de seu adversário. As principais caracteristicas do BOXE para o MMA são:

• Como se defender e absorver socos na cabeça - As luvas que são utilizadas no BOXE são um pouco maiores do que as luvas utilizadas no MMA. Isso lhe dá uma maior proteção para esconder-se atrás, quando o seu adversário ataca. Além disso, o impacto que o lutador recebe não é transferido tanto para a cabeça, com as luvas grandes de boxe, como ocorre com as luvas de MMA. Então, um pugilista pode proteger-se colocando suas luvas diretamente na frente de seu rosto e deixando que o impacto seja absorvido pelas luvas, no MMA deve defender de forma diferente. O método preferido para se proteger no MMA é usar os antebraços e cotovelos (bloqueios). Para um soco direto as mãos são colocadas com a palma para baixo, na parte superior da testa, o que coloca os braços na posição correta na frente do rosto. Para os ganchos, as palmas das mãos são deslizadas para a parte de trás da cabeça, que traz todo o exterior do braço em posição de proteger o lado da cabeça.

• Como se defender de socos - Em uma luta de BOXE, um pugilista comumente defende-se de um soco por meio de flexão de cintura para frente (pendulo, meia lua). No MMA, como é permitido que seu adversário use joelhadas e/ ou chutes na cabeça, o ideal é defender-se mantendo o corpo ereto, dobrando sutilmente os joelhos, esquivando, bloqueando e saindo lateralmente, ...

• Onde colocar os socos - Em ambos os esportes, é importante lançar ataques precisos. Se você acertar uma zona vulnerável no corpo de um oponente, irá causar mais danos, e este é o objetivo final dos golpes em ambos os esportes. Mas no MMA, há uma outra razão para lançar seus golpes com precisão. É que as luvas do MMA não oferecem tanta proteção à mão, como as luvas fortemente acolchoadas utilizadas no BOXE. No MMA, se você errar o alvo e acertar na testa, por exemplo, isso pode resultar em uma mão quebrada. Portanto, quando você jogar seus golpes eles têm de ter objetivo "muito" bem definido.

• O poder do soco no MMA - Um pugilista profissional usa luvas que estão normalmente em torno de 10 onças, mas as luvas utilizadas no MMA são de apenas 4 onças. Isto muda drasticamente o impacto dos golpes. Agora isso não significa que você deve ficar passivo, e não buscar envolver o adversário por medo de ter prejuízos. Por isto todos os combatentes devem ser instruídos para "proteger-se em todos os momentos", mas principalmente ter o conhecimento técnico de BOXE, para saber atacar o adversário, sem se expor e não ser nocauteado. Embora existam muitas diferenças regulamentares entre o BOXE e o MMA, na maneira de lutar em pé, elas continuam pequenas. Isto é, na maior parte dos casos você pode utilizar as habilidades que aprende como pugilista e aplicá-las diretamente para o MMA, com poucos ajustes.



Alguns fundamentos universais do BOXE:

• Manter as mãos, no mínimo na altura do queixo - sempre sustentar sua guarda.

• Circular ao adversário, na longa distancia - Isso garante que você fique longe de seu poder de mão e / ou potência da perna.

• Desenvolva o jogo de pernas - A mobilidade em velocidade é vital para ambos os tipos de lutador. Isto é o que te mantém, ou não, na linha de combate, e que te mantém fora da distância de contato para não ser surpreendido. A capacidade de utilizar técnicas e sua eficácia é largamente determinada por quão bom é seu “footwork”. Ficar móvel também torna mais difícil para o seu oponente criar um ataque planejado.

• Jogue seus socos em combinação - Muito simples, um soco é mais fácil defender do que dois, três ou quatro. Também fica mais difícil para o adversário para contra-golpear, porque ele está na defensiva.

• “Punch” com seu corpo inteiro - Por coordenar o movimento de seu corpo corretamente, você pode colocar o poder da sua massa inteira atrás de cada soco. Isto é feito a partir da base, usando as pernas, e a rotação dos quadris e ombros, o que coloca mais potência em seu braço e os socos.

• Esteja bem condicionado - Se você estiver em uma luta, seja qual for amodalidade, se faltar o gás, você estará literalmente derrotado.

Este artigo servirá de complemento à formação que você irá receber de um treinador de BOXE qualificado, dando-lhe um bom começo em aprender o básico do BOXE para o MMA, e aprender como integrar o treinamento desta importante arte ( o Boxe) para melhor atender suas necessidades, inclusive, no Mix de Artes Marciais.

(O restante deste conteúdo e os exercícios práticos, são  detalhados, em tópico específico na palestra: "Os Segredos do Boxe" apresentada pelo Autor)

Walconi Lucas

3 comentários:

  1. "Postei este artigo em 23 de maio de 2010, quando o nosso Cigano, ainda não era campeão no UFC, já colocando-o como exemplo e referência técnica. Portanto o título do Campeão, tb mostra a eficiência dos fundadamentos deste artigo."

    ResponderExcluir
  2. OBS: "Junior Cigano sagrou-se campeão do UFC em 13-11-2011."

    ResponderExcluir